quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O processo de descolonização




No pós-guerra o domínio imperialista europeu na Ásia e na Europa passou a ser sistematicamente questionada. Não avia mais condições políticas para manutenção de colônias.
A organização das Nações unidas (ONU), criada em 1945 para intermediar a relação entre os paises e permitir que encontrassem saídas diplomáticas. Por outro lado, parte da população da colônia havia muito tempo se organizado e lutava para conseguir sua independência.


Texto Elaborado Por : Andressa Rodrigues - 9º B


Reações Contra o Império

O Fundamentalismo islâmico representa hoje o maior adversário da política de hegemonia implementada pelos Estados Unidos. A principal forma de ação dos grupos fundamentalista islâmicos são os ataques terroristas. O ataque terrorista tem se dissenimado em áreas de conflito de difícil solução, como no Oriente Médio.
O governo dos Estados Unidos reagiu ao ataque com uma ofensiva contra o Afeganistão acusado de abrigar o terrorista Osama Bin Laden.

A globalização da Economia

A globalização é um nome que se dá ao processo crescente da integração e independência entre os paises, resultando principalmente dos avanços na tecnologia da informação e da comunicação.
Os sinais da globalização estão em nosso dia-a-dia. É possível hoje falamos com qualquer pessoa, em qualquer local do planeta, bastando para isso usar o telefone ou a internet.

Texto Elaborado Por :Kamila Antunes Miranda - 9º B

O ambiente no mundo globalizado.



A expansão das atividades urbana e os hábitos de consumo da sociedade de massas causam grandes impactos sobre o meio ambiente, cada vez mais afetado pelo processo de globalização. A ação do ser humano tem provocado alterações na atmosfera, como a ampliação do efeito estufa responsável pelo aquecimento global do planeta. O uso intensivo dos recursos hídricos em atividades urbanas e rurais ameaça deixar milhões de pessoas sem água para o consumo. A produção de enormes quantidades de lixo implica o desperdício de vários recursos naturais e coloca em risco a vida de pessoas e de outros seres vivos.
AQUECIMENTO GLOBAL
O gás carbônico e o vapor da água fazem com que o calor fique retido na atmosfera. A retenção do calor na atmosfera é conhecida como efeito estufa, um fenômeno natural. Sem ele o planeta estaria tomado pelo gelo e a vida não existiria na terra.


Texto digitado por: Jéssica Peçanha - 9º B

A volta as eleições diretas para presidente
Lula do PT oriundo do movimento sindical, propunha reformas sócias amplas, inclusive a reforma agrária tão temida pelos latifundiários.
O ex-governador de Alagoas foi eleito presidente com 36 milhões de votos, ante os 31 milhões obtidos por seu adversário. No candidato vitorioso milhões de brasileiros depositaram a confiança de surgir um pais melhor, sem infração e mais justo.
Nessas eleições, pela primeira vez na historia do Brasil os analfabetos puderam votar, contrariando os argumentos mais equivocados que secularmente afirmavam que os analfabetos eram incapazes de posicionar-se politicamente.

Texto de: Roziâne Da Silva Ferreira - 9º B

A descolonização da África




Durante o processo de descolonização,as rivalidades entre os blocos socialistas capitalistas também se manifestaram na África e na Ásia.Na disputa pela hegemonia mundial, E.U.A e U.R.S.S apoiaram vários movimentos de independência, visando ocupar o lugar dos antigos impérios coloniais europeus.A intenção não era se imporem como novas metrópoles, com possessões territoriais e administração direta, mais estabelecer uma influencia política e econômica sobre os nascentes paises.

A Questão judaico-palestina

A maior parte do Oriente Médio pertencia, até a primeira guerra mundial, ao império Otomano.Com a derrota desse império, a região tornou-se principalmente zona de influencia da França e da Inglaterra.
Os conflitos no Oriente Médio envolviam o nacionalismo árabe, a questão judaico-palestina e os interesses internacionais pelo controle do petróleo.Por essas característica, o Oriente Médio tornou-se, durante a guerra fria, um dos maiores focos de tensão entre as super-potencias, principalmente após a criação do estado de
Israel.

Texto elaborado por:Jéssica Lopes e Michell Felipe - 9º B

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Expansão de Israel


As forças armadas de Israel atacaram o Egito, Jordânia e a Síria. Em seis dias os israelenses conquistaram o Sinai, e a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, as Colinas de Golã.
Na guerra de Yom Kippur em 1973, os exércitos do Egito e da Síria avançaram em direção ao Sinai e as Colinas de Golã. Israel, com a ajuda dos Estados Unidos, conseguiu deter a Árabe e ganhou a guerra.
Os países Árabes cortaram o fornecimento de petróleo aos países simpatizantes de Israel, gerando a Crise de Petróleo.
Texto elaborado por: Robson Vieira Nonato - 9º B


Criação do estado de Israel

No inicio da era crista, uma rebelião na província dominada por Roma mais tarde chamada de Palestina a partir daí,os Judeus foram migrando para outras regiões da Europa e para África este movimento ficou conhecido como Diáspora a expansão dos Judeus pelo mundo. No século xx; os judeus realizaram.

Uma intensa migração.
Elaborado por Henrique pereira - 9º B

A DITADURA CHILENA




Em 1970, foi eleito no Chile um presidente socialista, Salvador Allende .O presidente eleito estava realizando a reforma agrária , promovendo a alfabetização , a melhoria do sistema de saúde , nacionalizando as minas do cobre e intervindo no sistema financeiro.
Em 1973, com um apoio norte-americano, Allende foi derrubado por um golpe militar e morreu durante a invasão do palácio de La Moneda, sede oficial do governo chileno.
Em 1988, um plebiscito decidiu pelo fim do governo de Pinochet. Ocorreram então eleições em 1990 e as oposições elegeram um presidente civil.Atualmente , porem Pinochet responde a processo por crime políticos e financeiros ocorridos durante sua ditadura.


A CRISE QUE LEVOU AS REFORMAS
A partir da década de 1970, a economia do país começou a expor sinais de empobrecimento. A baixa produtividade agropecuária causada pelas condições climáticas e pela falta de investimentos, obrigou o governo a importar alimentos e a criar subsídios para baratear os preço dos cereais. A indústria de base sofria com a falta de investimentos e de novas tecnologias, já que a produção consumia a maior parte do estado. A população, afetada pela queda nas condições de vida, pressionava por mudanças.

AS REFORMAS DE GORBATCHEVEm1984, com a eleição de Mikhail Gorbatchev para a secretaria geral do partido comunista, o regime burocrático da União Soviético começou a ser desmantelar. O novo líder soviético iniciou um ousado programa de reformas econômicas e políticas, conhecidas como perestoika (reestruturação da economia) e glasnot (tranparência). As reformas de Gorbatchev foram bem recebidas no Ocidente. Internamente, porém, elas geraram muitas crítica, tanto de setores ligados à antiga estrutura burocrática, temerosos em perder seus privilégios, como dos grupos pró-capitalistas, que exigiam mais rapidez nas mudanças.




Texto elaborado por Karina e Stephanny - 9º B

O Fim Da União Soviética



Em agosto de 1991 , Membros ultra consertadores do alto escalão do partido comunista tentarão dar um golpe de estado para depor Gorbatchev . Sob a liderança de Boris Yeltsin , presidente da federação russa , a população reagiu e derrotou os golpistas . Gorbatchev retornou ao poder , mais Yeltsin tinha se tornado o homem forte do pais.
A extinção da união soviética encerrou uma fase da historia marcada pela rivalidade entre o socialismo e o capitalismo. Desmantelado o seu principal adversário , os estados unidos pediam desfrutar , sozinho , do titulo de maior potencia econômica e militar do planeta .
O socialismo no leste europeu
A importância do exercito vermelho na expulsão dos nazistas da Europa ocidental permitiu que as negociação do Pos guerra fossem bastante vantajosa para união soviética .


Texto Elaborado Por : Rafael Prado Garcia - 9º B


A Questão Palestina
Antes de 1948 , a palestina era habitada principalmente por povos de origem árabes , e palestinos . com a criação do estado de Israel , os palestinos passaram a viver em campo de refugiados mantidos pela ONU . na luta pela firmação da soberania palestina surgiu a Organização para libertação da palestina (OLP), criada em 1964 e lideradas Yasser Arafat,que se tornou o principal representantes dos Palestinos em sua luta contra o estado de Israel.


Texto Elaborado Por: Everton Mascarenhas dos santos - 9º B

A independência do norte da África


Os movimentos da libertação dos paises do norte da África aconteceram a partir de um desenvolvimento da consciência nacional. Na maior parte dos paises, A luta pela independência foi organizada por partidos políticos que conquistaram o controle do Governo.
O principal objetivo do pan-arabismo era apoiar o movimento de independência no norte da áfrica e aproximar as ex-colonias dos paises muçulmanos do oriente médio. Dessa forma, pretendia-se diminuir a influencia cultural e política do ocidente na região.


Texto elaborado por: Eduardo dos santos - 9º B

A NOVA ORDEM MUNDIAL


A hegemonia norte-americana

Com o fim da União Soviética, os Estados Unidos se converteram na única superpotência do planeta. A dominação norte - americano baseia-se em sua força econômica, militar e cultural.
Poderio econômico: o dólar e a moeda padrão.
Poderio militar: os estados unidos são dono de um exercito poderoso.
Poderio cultural: O inglês e a língua internacional.
AS GUERRAS CONTRA O IRAQUE
A primeira grande demonstração de força dos estados unidos na região do golfo pérsico ocorreu em 1991, na chamada guerra do golfo.uma coligação de 30 paises, liderada pelos estados unidos com o apoio da organizações das nações unidas (ONU), atacou o Iraque no segundo conflito foi em 2003.em 2006 as tropas norte-americanas ainda ocupavam o Iraque.

TEXTO ELABORADO POR: Rafael Paiva pedreiro - 9º B

União soviética; um mosaico de povos.


O vasto território soviético, com pouco mais de 22 milhões de quilômetros quadrados, abrigava uma imensa diversidade de línguas e povos.
Tais arranjos populacionais serviram para agravar as rivalidades étnicas e alimentar os ressentimentos das minorias nacionais contra a hegemonia do povo russo.

Uma grande potência industrial

Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética realizou um desenvolvimento econômico notável.
A falta de bens de consumo levava os soviéticos a sentirem forte atração pelo modo de vida do Ocidente.

As Revoluções pela democracia


Os primeiros movimentos por liberdades democráticas no leste Europeu ocorreram na Hungria,em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968, mas foram logo sufocados pela repressão soviética.
Uma nova onda de lutas democráticas na Europa Oriental ocorreu no final dos anos 1980, motivada por fatores externos e internos;
» O fator externo fundamental foi a POLITICA DE REFORMA na União Soviética, que deixou de representar uma ameaça aos movimentos democráticos no Leste Europeu.
» Entre os fatores internos, destaca-se a CRISE ECONÔMICA e a deterioração das condições de vida nos paises da Europa Oriental.

As repúblicas federadas da lugoslávia

A lugoslávia era constituída por seis repúblicas federadas; Sérvia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Eslovênia e duas regiões autônomas ligadas á Sérvia, Voivodina e Kosovo.Todas elas, porém, queixavam-se da opressão da maioria Sérvia, que de fato governava o pais.


Texto elaborado por: Jaine e Dantyelle - 9ºB

A guerra da Argélia

Entre os movimentos de independência no norte da África destacamos o da Argélia. O processo foi marcado por violentos conflitos entre os colonos e as forças de libertação:
1954.Uma grave crise econômica do pos guerra que influencia do movimento nacionalista islâmico que desencadearam uma serie de rebeliões mulçumanas em varias regiões da Argélia.
FLN. A frente de libertação nacional surgiu das rebeliões de 1954, liderada intelectuais e simpatizantes do socialismo e defensores de um projeto modernizador para a Argélia a FLN luta pela independência e tornou-se a principal força política do novo estado.
INDEPENDENCIA. A Argélia conseguiu torna-se independente em 1962, depois na intensa pressão e mobilização política que obrigou o presidente francês general Charles de Gaulle, a realizar um plebiscito.
Após a independência e com o apoio do exercito, a FLN converteu-se no único partido do país.

A África do Sul

Desde o século XVII os holandeses já ocupavam a região. Os ingleses chegaram ao local no inicio do século XIX e lá se estalaram, controlando os nativos e os descendentes de holandeses.
O apartheid isolava os negros em algumas regiões, proibia casamentos inter-raciais, a participação política e o direito de os negros adquirirem propriedade a política. As leis racistas só foram abolidas no país no final da decadade1980.


Texto elaborado pelos alunos:Claudinei Correa e Rafael Ferreira do 9º B

O AQUECIMENTO GLOBAL






O desenvolvimento industrial dos últimos séculos tem elevado a produção de gases lançados na atmosfera, principalmente o gás carbônico, liberado pela queima de combustíveis fósseis. A emissão excessiva de gases é responsável pelo aumento do efeito estufa, e, conseqüentemente, pela elevação da temperatura média da Terra.
Acredita-se que um dos efeitos do aquecimento do planeta é a elevação do nível dos oceanos, devido ao derretimento das geleiras polares. A subida do nível do mar também seria responsável pelas inundações de áreas litorâneas e pela devastação de ilhas.

Texto elaborado por: Adriana Alves Rodovalho - 9º B



A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA SUBSAARIANA


Enquanto as idéias do pan-arabismo estimulavam a independência no norte, a África Subsaariana também se rebelava contra a colonização européia. John Kenyatta, líder da independência no Quênia, defendia o pan-africanismo, a união negra contra os colonizadores.
O pan-africanismo vinha do século XIX e havia inspirado nas décadas de 1920 e 1930, o movimento como da negritude que tentava lutar contra a dominação “total” da África. O negro, diziam, era triplamente oprimido: era vitima do preconceito racial, do domínio colonial e da exploração social.

Texto elaborado por: Juliana Ricardo Recalde - 9º B

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Militares No Poder!



Não foram só os Estados Unidos que se preocupavam com a passagem de Cuba ao socialismo. Na década de 1960 os setores de classes dominantes e militares de países latino-americanos organizaram golpes para assumir o controle do estado e impedir o fortalecimento de golpes de esquerda. Os exemplos de golpes de direita são; Brasil; 1964 a Argentina; 1976 e o Uruguai em 1973.

Nem sempre os Estados Unidos atuou diretamente na política desses países. Em alguns casos seu apoio à intervenção militar foi decisivo. Um bom exemplo é o golpe militar no Chile em 1973.
Texto elaborado por: Nathalia da Silva!


A DITADURA CHILENA
Em 1970 foi eleito no Chile o presidente socialista Salvador Allende, o presidente eleito realizou a reforma agrária, promovendo à alfabetização e melhorias no sistema de saúde, nacionalizado as minas de cobre e intervindo no sistema financeiro.

Essas medidas de tendências socialistas provocam reação nas elites do país e nos Estados Unidos.Em1973 com ajuda norte-americana Allende foi derrubado por um golpe militar e morreu durante a invasão no Palácio de La Moneda, sede oficial do governo chileno.


TEXTO ELABORADO POR: Vanessa Teixeira Pereira e Natália Silva - 9º B

Retirada da faixa de gaza:




Ao mesmo tempo em que tomava uma iniciativa que poderia auxiliar a paz,em junho de 2002, de um “muro de proteção” entre Israel e cisjordânia. A
Construção gerou,desde o início, tensões políticas internas e muitas críticas palestinas e da comunidade internacional.


* O FUTURO DA AUTORIDADE PALESTINA:

A organização para a libertação da palestina(OLP),criada em 1964 e liderada por Yasser Arafat,gerou a Autoridade nacional palestina(ANP)após a negociações de paz de 1994 em Oslo,na Noruega.
Com a morte de Arafat,em 2004,iniciou-se um período de disputa entre diversos grupos palestinos pelo controle da ANP.
Em janeiro de 2005,Mahmoud Abbas,do Fatah,grupo ao qual pertencia Arafat,venceu as eleições para a presidência da ANP.
Pela primeira vez na história da autoridade palestina,o presidente e o primeiro-ministro pertenciam a grupos diferentes.
Texto elaborado por Jéssica da silva - 9º B

Lixo: O que fazer com ele?




O destino do lixo urbano tornou-se um problema sério, ele além de conter, resíduos tóxicos, pode prejudicar, animais, plantas e até mesmo ser humano.
Além de levar o ser humano a morte, o lixo tóxico, pode contaminar os solos e os lençóis subterrâneos; outros como o plástico, levam muito tempo para se decompor.
Mas nós podemos evitar que tudo isso aconteça. Alguma medida para diminuir a produção do lixo, vem sendo adotada, pelo Brasil e outros países.
Basta colaborarmos com a estimulação a redução do consumo e a procura por embalagens menores, de preferência com refil. E a promoção de coleta seletiva do lixo necessária para que os materiais possam ser reciclados.
Essa medida além de fazer bem, ajuda ao meio ambiente, e a nós mesmos.


Texto elaborado por: Juliana Silva Neves - 9º B


A volta das eleições diretas para presidente


Em 1989, foram realizadas eleições diretas para a presidência da república no Brasil. A presidência foi decidida no segundo turno entre Fernando Collor de Mello e Luis Inácio Lula da Silva.
Collor sabia usar muito bem os meios de comunicação, em especial a televisão. O centro de sua campanha foi a caça aos marajás, funcionário públicos que ganhavam altos salários, ele foi candidato do partido da Renovação Nacional (PRN).
Texto elaborado por:Nathália Gomide - 9º B

A América Latina no mundo globalizado.






Na década de 1960, depois da Revolução Cubana, grande parte da atenção norte-americana e européia esteve voltada para a América Latina. Os Centros de interesse mundiais são outros: Oriente Médio, Sul e Sudeste Asiático, china.
De acordo com o relatório do Banco Mundial 2004, 128 milhões de pessoas na América Latina sobreviviam com menos de 2 dólares por dia. O número de pobres na região aumentou de 110 Milhões, em 1960, para 226 Milhões, em 2005, o que representa 44% da população total da região.

Água, tesouro do planeta Terra.

O uso intensivo da água nas residências e nas atividades agrícolas e industriais transformou a escassez de água num problema real. No ano 2003, cerca de 250 Milhões de pessoas de 26 Países já enfrentavam escassez crônica de água.
As recomendações da ONU para preservar a água são o aproveitamento das geleiras de uso racional dos recursos hídricos.

Lixo: o que fazer com ele?

As cidades produzem diariamente imensas quantidades de lixo. Para se ter uma idéia, nos EUA, cada pessoa produz em média 725 quilos de lixo por ano, três vezes mais que o brasileiro. O crescimento econômico, o desperdício de matérias e a expansão dos produtos descartáveis são os principais causadores do acúmulo de lixo.



Texto elaborado por: Renan Cabral de Souza e Gabriela Lins França - 9º B

Negociação para a paz



Após as guerras que resultaram na expansão israelense, os governos de Israel e dos paises árabes tomaram algumas iniciativas para reverter à tensão e negociar a paz:
° acordo de campi David (1978). Com mediação dos estados unidos a paz foi estabelecida entre Israel e Egito, por meio da devolução ao Egito da península de Sinai.°desde 1993, autoridade palestina e o governo de Israel vinham discutindo a criação de um estado palestino.


Texto elaborado po Jackson - 9º B

REVOLUÇÃO CUBANA


A revolução cubana eliminou o analfabetismo, diminuiu a mortalidade infantil e o desemprego no país. O acesso a moradia e a saúde foi facilitado.
Essa revolução foi exemplo para os movimentos de contestação na América Latina.
Em 1962, os Estados Unidos decretaram o bloqueio econômico e político a Cuba. Essa situação cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA). A revolução cubana significou uma ameaça à influência dos Estados Unidos na América Latina. A maior parte da América Central e o Caribe desde o século XIX sobe influencia política e econômica norte americana.

Texto Elaborado por: Guilherme Nascimento & Lucas Xavier - 9º B

Revolução Cubana


Em 1898, Cuba torna-se independente da Espanha, até 1958 quando era governado pelo ditador Fulgêncio Batista, o governo cubano sempre contou com o apoio dos EUA. O governo cubano, baseada na agroindústria canavieira, e era totalmente dependente de importação e de capitais norte-americanas.
Entre 1956 e 1958, ocorreu um movimento guerrilheiro, liderado entre outros por, por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, derrotou o governo e seus líderes tomaram o poder sobre Cuba.
Em 1961 Cuba se tornou socialista. Já no ano de 1962, os EUA decretaram o bloqueio econômico e político a Cuba (situação que se situa até os dias de hoje). Na mesma ocasião Cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Texto elaborado por: Marcos Vinícius Rodrigues Niza

A Volta das eleições diretas para presidência da república


Depois de 21 anos que os militares ficaram na presidência, e quatro anos de eleições não diretas. Em 1989, depois de 29 anos foram realizadas eleições diretas para presidente da república do Brasil.
A disputa para presidência foi decidida no segundo turno entre os candidatos Fernando Collor de Mello, então presidente eleito e Luiz Inácio Lula da Silva.

Nessas eleições houve uma grande conquista para o povo brasileiro, pela primeira vez na história do país os ANALFABETOS tiveram direto a voto, contrariando equivocados argumentos que os analfabetos eram incapazes de se expressar politicamente.

As Vantagem de cada presidente


O Candidato Collor, sabia utilizar muito bem os meios de comunicação em especial a televisão, tinha a imagem de um político dinâmico, ex-governador do estado de Alagoas, proposto á moralizar e modernizam o Brasil. O alvo de sua campanha foi a perseguição aos “Marajás”, funcionários públicos que ganhavam salários muito elevados, foi um grande contraste para Collor, com a miséria que maltratava o povo brasileiro.
Fernando Collor foi candidato pelo pequeno partido, “PRN” partido da revolução nacional.


Já Luiz Inácio Lula da Silva, do “PT” partido dos trabalhadores, líder do movimento sindical, propunha reformas sociais amplas, inclusive a reforma agrária, tão temida pelos latifúndios.


Fernando Collor, foi eleito presidente com 36 milhões de votos cotos, ante 31 milhões de seu adversário, os brasileiros puseram confiança em surgir um pais melhor.

Nessas eleições, Pela primeira vez na historia do pais analfabetos tiveram direto a voto, derrubando argumentos que eram incapazes de se expressam politicamente.

Texto elaborado por Andrews Vinicius - 9º a

Aquecimento Global


O gaz Carbônico e o vapor de água fazem com que o calor fique retido na atmosfera
E a retenção de calor na atmosfera é conhecida como EFEITO ESTUFA.
E desenvolvimento industrial dos últimos séculos tem elevado a produção de gases lançados na atmosfera principalmente o gaz carbônico, liberado pela
queima de combustíveis fosseis e a emição excessiva de gases é
responsável pelo efeito estufa e aumento de calos na terra.
E acredita-se que um dos efeitos do aquecimento é a elevação do nível
dos oceanos devido ao derretimento das geleiras polares.
Texto elaborado por : Lucas Guimarães e Paulo Henrique

Descolonização da África


Depois da guerra , domínio imperialista europeu na Ásia e na Europa passou a ser sistematicamente questionado.
A Organização das Nações Unidas (ONU) criada em 1945
Para intermediar a relação entre os países e permitir que encontrassem saída diplomática para seus conflitos, também defendia a igualdade entre os países.

Texto elaborado por Renata e Ariane 9º A

O fim da U.R.S.S



No ano de 1991, membros do partido comunista tentaram dar um golpe de estado, mas a população reagiu e derrotou os golpistas.
As condições de vida da população piorava a cada dia. A crise política e econômica intensificou os movimentos nacionalistas nas republicas. A extinção da U.R.S.S, encerrou uma fase da história marcado pela rivalidade entre o socialismo e o capitalismo.
O socialismo no leste Europeu, além de recuperar a maior parte dos territórios perdidos na 1ª Guerra , a U.R.S.S, com as mesmas características: partido único, economia planificada e etc.


Revolução Cubana


Desde 1898, quando Cuba tornou-se independente da Espanha, até 1958, os governos cubanos sempre contaram com o apoio dos EUA. A economia cubana, baseada na agroindústria canavieira, era totalmente dependente das importações e dos capitais norte-americanos.
Entre 1956 e 1958, um movimento guerrilheiro, liderado, entre outros, por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, derrubou o governo e seus líderes tomaram o poder em Cuba. O novo Governo Confiscou e estatizou propriedades norte-americanas e realizou a reforma agrária.
Texto elaborado pro - Everton e Tainara - 9º A

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Guerra fria na descolonização



*O processo de independência das colônias em relação as metrópoles européias denominado historicamente como descolonização.
*Essa fato deixa explicito muitos paises parte territórios se desenvolveu pelo o motivo de construção assim pode desiguinar força e recurso controle das metrópoles.
*O enfraquecimento econômico político de grandes partes dos paises europeus, especialmente aqueles que detinhão colônias na áfrica foram aos poucos perdendo o controle sobre o território de sua administração.

Texto elaborado por:Lidiane
Série:9ºano A

Descolonização da África



A Guerra da Argélia: Ocorreu em 1954 á 1962 onde o FLN e MNL queria a independência da Argélia onde também os
Políticos e o governador de Charles Galler surgiu com duas novas
Guerras uma dominar os franceses e a outra era a independência dos argelianos.
Depois disso finalmente o FLN e MNL conseguiu que os franceses
Reconhece se a independência da Argélia em 1962 após intensa pressão e mobilização política.

Texto elaborado por a Aluna: Gabriela C. Lopes
9°A N° 14.

AS GUERRAS CONTRA O IRAQUE

A primeira demonstração das forças do Estados Unidos foi na região do Golfo Pérsico que ocorreu em 1991,na chamada Guerra dos golfo,o conflito resultou na invasão do kuwait pelas tropas de Saddam Hussein,do Iraque.Uma coligação de 30 países,liderado pelos Estados Unidos com o apoio das Organização das Nações Unidas (ONU).Atacou o Iraque,vencido,o governo iraquiano foi obrigado a retirar suas tropas do kuwait.
O segundo conflito foi em foi em 2003,quando o Estados Unidos acusava o Iraque de produzir armas de destruição em massa,para evitar guerra o conselho de segurança da ONU,depois de providenciar a inspeção de depósitos de armas e nada encontrar,proibiu a guerra.Mas mesmo assim o Estados Unidos junto com o o Unido atacou o Iraque,após uma semana de guerra derrubaram Saddam Hussein,o saldo foi devastador,10 mil iraquianos mortos e grandes prejuízos a economia e ao patrimônio da antiga história Mesopotâmia.
Em 2006 .as tropas norte-americanas ainda ocupavam o Iraque.Um novo governo foi eleito,com o apoio dos Estados unidos,porém,não conseguiam estabilizar o país que era atacado por terroristas.

A descolonização da África

Após a primeira e a segunda guerra mundial transformações haviam ocorrido. O mundo apresenta-se mudado.
Duas características se sobressai nessa NOVA ORDEM será a bipolarização e a descolonização Afro-Asiática.
O mundo agora estava dividido em duas tendências ideológicas antagônicas:De um lado o EUA liberal-capitalista,do outro a URSS socialista-coletivista.
Texto elaborado por Jheiny e Jhulieli - 9º A

A ditadura Chilena.


Em 1970, foi eleito o presidente Salvador Allende. Ele estava realizando a reforma agrária, promovendo a alfabetização, e melhorando o sistema de saúde, e intervindo no sistema financeiro.
Em 1973 , Allende foi derrubado por um golpe militar, e morreu após a invasão do Palácio de La Moneda, sede oficial do governo chileno.

Texto elaborado por Joyce Carvalho – 9º A

A GUERRA CIVIL NA BÓSNIA



Mal tinha terminado a guerra na Croácia um novo conflito começou na Bósnia-Herzegovina, uma república onde viviam bósnios mulçumanos, sérvios e croatas.Um plebiscito realizado na Bósnia aprovou a independência em relação a Iugoslávia. Os sérvios que habitavam a república não aceitaram o resultado e iniciaram a guerra civil.O conflito se estendeu de 1992 a 1995 e chocou o mundo por sua crueldade.Assim em novembro de 1995 ,sérvios,croatas,e bósnios selaram o acordo de dayton, que estabeleceu as fronteiras da bósnia –hezergovina .a luta pela independência nacional ressurgiu mais tarde na província de Kosovo,e levou ao bombardeio da capital iugoslava .
O conflito só terminou em junho de 1999.
As guerras civis na Iugoslávia tiveram como saldo quase 250 mil mortes ,além do desmembramento da Iugoslávia em vários países.
A NOVA ORDEM MUNDIAL
A dominação norte-americana baseia-se em sua força econômica ,militar e cultural.os Estados Unidos são donos de um exército poderoso e de um impressionante arsenal nuclear e espacial .o inglês é a língua internacional os filmes de Hollywood são o maior veiculo de transmissão da cultura norte-americana.


A QUESTÃO PALESTINA


ANTES DE 1948 A PALESTINA ERA ABITADA PRINCIPALMENTE POR PESSOAS DE ORIGEM ÁREBE, OS PALESTINOS .
COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL OS PALESTINOS PASSARAM A VIVER EM CAMPOS DE REFÚGIADOS MANTIDOS PELA ONU. , ELES DESDE ENTÃO PASSARAM A LUTAR PELA RECUPERAÇÃO DE SEUS ANTIGOS TERRITÓRIOS E PELA CRIAÇÃO DE UM ESTADO INDEPENDENTE, CONFORME A RESOLUÇÃO DA ONU.
NA LUTA PELA AFIRMAÇÃO DO SOBERANIA PALESTINA SURGIU A ORGANIZAÇÃO PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (OLP), CRIADA EM 1964 E LIBERADA POR YASSER ARAFAT , QUE SE TORNOU O PRINCIPAL REPRESENTANTE DOS PALESTINOS EM SUA LUTA CONTRA O ESTADO DE ISRAEL.
TEXTO ELABORADO POR SIMONE SILVA LIMA E NATHÁLIA DA SILVA ROCHA

Intervenções na América Latina


A revolução cubana foi uma ameaça para os Estados Unidos da América latina.
A necessidade de conter movimentos populosos levou os Estados Unidos a apoiar golpes de estados e intervenções militares eliminando governos democráticos e populosos.
A maior parte da América central e do caribe dês do século XIX sob influencia política e econômica norte-americana. Apos a revolução cubana a presença dos militares dos estados unidos se intensificou naquela região, para evitar que as diferenças sociais tão presentes naquela parte da América se torna se o combustível de revolta populares inspiradas na revolução cubana.

Negociações para á paz
Após a guerra que resultaram na expansão israelense, os governos de Israel tomaram algumas iniciativas para reverter a tensão e negociar a paz uma delas foi o acordo de camp David em 1978 e com isso os estados unidos estabeleceu a paz com Israel e Egito.
Dês de 1993, a autoridade palestina e o governo de Israel, vinham discutindo a criação de um estado palestino os resultados concretos das negociações chegou a criar autoridade nacional palestina, e grande entidade responsável pela administração dos territórios palestinos e sobre a cidade de jerico e a fixa de gaza. Texto elaborado por: Geiselaine Alves e Tatiane Alves

Militares no poder


Não foram só os Estados Unidos que se preocuparam com a passagem de Cuba para o socialismo . Na década de 1960, setores da classe dominadora de muitos países latinos americano. Organizam golpes para pra assumir o controle do estado e impedir o fortalecimento do projetos da esquerda.
Alguns dos estados que caíram no golpe militares, fora: o Brasil em 19964; Argentina em 1976; e o Uruguai em 1973 .
Texto elaborado por: Jéssica Letícia de Oliveira Reis -9º A

As revoluções pela democracia



Os primeiros movimentos por liberdades democráticas
No Leste Europeu ocorreram na Hungria,em 1956,e na Tchecoslováquia, em 1968. Uma nova onda de lutas democráticas na Europa Oriental foi motivada por fatores externos e internos:
O fator externo fundamental foi a política de reformas na União Soviética, que deixou de representar uma ameaça aos movimentos democráticos.
Entre os fatores internos,destaca-se a crise econômica e a deterioração das condições de vida nos países da Europa Oriental.


As repúblicas federadas da Iugoslávia

A Iugoslávia era constituída por seis repúblicas federadas: Sérvia,Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Eslovênia e duas regiões autônomas ligadas à Sérvia,Voivodina e Kosovo.
Ao término da segunda Guerra Mundial,implantou-se na Iugoslávia um regime de orientação socialista,comandado por Josip Tito, o principal líder da luta pela expulsão dos nazistas do território. A figura aglutinadora de Tito não conseguia, no entanto, apagar as diferenças econômicas e culturais que havia entre as repúblicas.
Texto elaborado por: Flavio - 9º A

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A crise que levou as reformas:




Na década de 1970 a economia do país começou a expor sinais de empobrecimento, que alguma delas foi a indústria de base que sofria com a falta de investimentos e de novas tecnologias, já que a produção bélica possuía a maior parte dos recursos do estado,expectativas de vida caiu de 66 para 62 anos e a mortalidade infantil aumentou no país.As populações afetadas pela queda nas condições de vida pressionavam por mudanças

A reforma de GOBARTCHEV:
Mikhail Gobartchev. O novo líder soviético iniciou um ousado programa de reformas econômicas e políticas, conhecidas como PERESTROIKA e GLASNOST.







As reformas foram bem recebidas no ocidente
O ambiente no mundo globalizado A expansão das atividades urbanos e os hábitos de consumo da sociedade de massas causam grande impacto sobre meio ambiente,cada vez mas afetado pelo processo da globalização o uso intensivo dos recursos hídricos em atividades urbanas e rurais ameaça deixar milhões de pessoas sem água para o consumo.A produção de enormes quantidades de lixo implica o desperdício de valiosos recursos naturais e coloca em risco a vida de pessoas e de outro seres vivos

Texto Elaborado por: Lucas Dallas e Dayvison - 9º A

O inicio da guerra civil


Na década de 1970 a crise econômica afetou a Europa
e especialmente a Iugoslávia as primeiras republicas a se torna independentes foram a Croácia e a Eslovênia em 1991 então começou 1° guerra da Iugoslávia entre servos e croatas.
Texto elaborado por: Marcus - 9º A