quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A DITADURA CHILENA




Em 1970, foi eleito no Chile um presidente socialista, Salvador Allende .O presidente eleito estava realizando a reforma agrária , promovendo a alfabetização , a melhoria do sistema de saúde , nacionalizando as minas do cobre e intervindo no sistema financeiro.
Em 1973, com um apoio norte-americano, Allende foi derrubado por um golpe militar e morreu durante a invasão do palácio de La Moneda, sede oficial do governo chileno.
Em 1988, um plebiscito decidiu pelo fim do governo de Pinochet. Ocorreram então eleições em 1990 e as oposições elegeram um presidente civil.Atualmente , porem Pinochet responde a processo por crime políticos e financeiros ocorridos durante sua ditadura.


A CRISE QUE LEVOU AS REFORMAS
A partir da década de 1970, a economia do país começou a expor sinais de empobrecimento. A baixa produtividade agropecuária causada pelas condições climáticas e pela falta de investimentos, obrigou o governo a importar alimentos e a criar subsídios para baratear os preço dos cereais. A indústria de base sofria com a falta de investimentos e de novas tecnologias, já que a produção consumia a maior parte do estado. A população, afetada pela queda nas condições de vida, pressionava por mudanças.

AS REFORMAS DE GORBATCHEVEm1984, com a eleição de Mikhail Gorbatchev para a secretaria geral do partido comunista, o regime burocrático da União Soviético começou a ser desmantelar. O novo líder soviético iniciou um ousado programa de reformas econômicas e políticas, conhecidas como perestoika (reestruturação da economia) e glasnot (tranparência). As reformas de Gorbatchev foram bem recebidas no Ocidente. Internamente, porém, elas geraram muitas crítica, tanto de setores ligados à antiga estrutura burocrática, temerosos em perder seus privilégios, como dos grupos pró-capitalistas, que exigiam mais rapidez nas mudanças.




Texto elaborado por Karina e Stephanny - 9º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário