quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

União soviética; um mosaico de povos.


O vasto território soviético, com pouco mais de 22 milhões de quilômetros quadrados, abrigava uma imensa diversidade de línguas e povos.
Tais arranjos populacionais serviram para agravar as rivalidades étnicas e alimentar os ressentimentos das minorias nacionais contra a hegemonia do povo russo.

Uma grande potência industrial

Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética realizou um desenvolvimento econômico notável.
A falta de bens de consumo levava os soviéticos a sentirem forte atração pelo modo de vida do Ocidente.

As Revoluções pela democracia


Os primeiros movimentos por liberdades democráticas no leste Europeu ocorreram na Hungria,em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968, mas foram logo sufocados pela repressão soviética.
Uma nova onda de lutas democráticas na Europa Oriental ocorreu no final dos anos 1980, motivada por fatores externos e internos;
» O fator externo fundamental foi a POLITICA DE REFORMA na União Soviética, que deixou de representar uma ameaça aos movimentos democráticos no Leste Europeu.
» Entre os fatores internos, destaca-se a CRISE ECONÔMICA e a deterioração das condições de vida nos paises da Europa Oriental.

As repúblicas federadas da lugoslávia

A lugoslávia era constituída por seis repúblicas federadas; Sérvia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Eslovênia e duas regiões autônomas ligadas á Sérvia, Voivodina e Kosovo.Todas elas, porém, queixavam-se da opressão da maioria Sérvia, que de fato governava o pais.


Texto elaborado por: Jaine e Dantyelle - 9ºB

Nenhum comentário:

Postar um comentário