quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A guerra da Argélia

Entre os movimentos de independência no norte da África destacamos o da Argélia. O processo foi marcado por violentos conflitos entre os colonos e as forças de libertação:
1954.Uma grave crise econômica do pos guerra que influencia do movimento nacionalista islâmico que desencadearam uma serie de rebeliões mulçumanas em varias regiões da Argélia.
FLN. A frente de libertação nacional surgiu das rebeliões de 1954, liderada intelectuais e simpatizantes do socialismo e defensores de um projeto modernizador para a Argélia a FLN luta pela independência e tornou-se a principal força política do novo estado.
INDEPENDENCIA. A Argélia conseguiu torna-se independente em 1962, depois na intensa pressão e mobilização política que obrigou o presidente francês general Charles de Gaulle, a realizar um plebiscito.
Após a independência e com o apoio do exercito, a FLN converteu-se no único partido do país.

A África do Sul

Desde o século XVII os holandeses já ocupavam a região. Os ingleses chegaram ao local no inicio do século XIX e lá se estalaram, controlando os nativos e os descendentes de holandeses.
O apartheid isolava os negros em algumas regiões, proibia casamentos inter-raciais, a participação política e o direito de os negros adquirirem propriedade a política. As leis racistas só foram abolidas no país no final da decadade1980.


Texto elaborado pelos alunos:Claudinei Correa e Rafael Ferreira do 9º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário