O desenvolvimento industrial dos últimos séculos tem elevado a produção de gases lançados na atmosfera, principalmente o gás carbônico, liberado pela queima de combustíveis fósseis. A emissão excessiva de gases é responsável pelo aumento do efeito estufa, e, conseqüentemente, pela elevação da temperatura média da Terra.
Acredita-se que um dos efeitos do aquecimento do planeta é a elevação do nível dos oceanos, devido ao derretimento das geleiras polares. A subida do nível do mar também seria responsável pelas inundações de áreas litorâneas e pela devastação de ilhas.
Texto elaborado por: Adriana Alves Rodovalho - 9º B
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA SUBSAARIANA
Enquanto as idéias do pan-arabismo estimulavam a independência no norte, a África Subsaariana também se rebelava contra a colonização européia. John Kenyatta, líder da independência no Quênia, defendia o pan-africanismo, a união negra contra os colonizadores.
O pan-africanismo vinha do século XIX e havia inspirado nas décadas de 1920 e 1930, o movimento como da negritude que tentava lutar contra a dominação “total” da África. O negro, diziam, era triplamente oprimido: era vitima do preconceito racial, do domínio colonial e da exploração social.
Texto elaborado por: Juliana Ricardo Recalde - 9º B
Nenhum comentário:
Postar um comentário