segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Militares No Poder!



Não foram só os Estados Unidos que se preocupavam com a passagem de Cuba ao socialismo. Na década de 1960 os setores de classes dominantes e militares de países latino-americanos organizaram golpes para assumir o controle do estado e impedir o fortalecimento de golpes de esquerda. Os exemplos de golpes de direita são; Brasil; 1964 a Argentina; 1976 e o Uruguai em 1973.

Nem sempre os Estados Unidos atuou diretamente na política desses países. Em alguns casos seu apoio à intervenção militar foi decisivo. Um bom exemplo é o golpe militar no Chile em 1973.
Texto elaborado por: Nathalia da Silva!


A DITADURA CHILENA
Em 1970 foi eleito no Chile o presidente socialista Salvador Allende, o presidente eleito realizou a reforma agrária, promovendo à alfabetização e melhorias no sistema de saúde, nacionalizado as minas de cobre e intervindo no sistema financeiro.

Essas medidas de tendências socialistas provocam reação nas elites do país e nos Estados Unidos.Em1973 com ajuda norte-americana Allende foi derrubado por um golpe militar e morreu durante a invasão no Palácio de La Moneda, sede oficial do governo chileno.


TEXTO ELABORADO POR: Vanessa Teixeira Pereira e Natália Silva - 9º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário