quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O processo de descolonização




No pós-guerra o domínio imperialista europeu na Ásia e na Europa passou a ser sistematicamente questionada. Não avia mais condições políticas para manutenção de colônias.
A organização das Nações unidas (ONU), criada em 1945 para intermediar a relação entre os paises e permitir que encontrassem saídas diplomáticas. Por outro lado, parte da população da colônia havia muito tempo se organizado e lutava para conseguir sua independência.


Texto Elaborado Por : Andressa Rodrigues - 9º B


Reações Contra o Império

O Fundamentalismo islâmico representa hoje o maior adversário da política de hegemonia implementada pelos Estados Unidos. A principal forma de ação dos grupos fundamentalista islâmicos são os ataques terroristas. O ataque terrorista tem se dissenimado em áreas de conflito de difícil solução, como no Oriente Médio.
O governo dos Estados Unidos reagiu ao ataque com uma ofensiva contra o Afeganistão acusado de abrigar o terrorista Osama Bin Laden.

A globalização da Economia

A globalização é um nome que se dá ao processo crescente da integração e independência entre os paises, resultando principalmente dos avanços na tecnologia da informação e da comunicação.
Os sinais da globalização estão em nosso dia-a-dia. É possível hoje falamos com qualquer pessoa, em qualquer local do planeta, bastando para isso usar o telefone ou a internet.

Texto Elaborado Por :Kamila Antunes Miranda - 9º B

O ambiente no mundo globalizado.



A expansão das atividades urbana e os hábitos de consumo da sociedade de massas causam grandes impactos sobre o meio ambiente, cada vez mais afetado pelo processo de globalização. A ação do ser humano tem provocado alterações na atmosfera, como a ampliação do efeito estufa responsável pelo aquecimento global do planeta. O uso intensivo dos recursos hídricos em atividades urbanas e rurais ameaça deixar milhões de pessoas sem água para o consumo. A produção de enormes quantidades de lixo implica o desperdício de vários recursos naturais e coloca em risco a vida de pessoas e de outros seres vivos.
AQUECIMENTO GLOBAL
O gás carbônico e o vapor da água fazem com que o calor fique retido na atmosfera. A retenção do calor na atmosfera é conhecida como efeito estufa, um fenômeno natural. Sem ele o planeta estaria tomado pelo gelo e a vida não existiria na terra.


Texto digitado por: Jéssica Peçanha - 9º B

A volta as eleições diretas para presidente
Lula do PT oriundo do movimento sindical, propunha reformas sócias amplas, inclusive a reforma agrária tão temida pelos latifundiários.
O ex-governador de Alagoas foi eleito presidente com 36 milhões de votos, ante os 31 milhões obtidos por seu adversário. No candidato vitorioso milhões de brasileiros depositaram a confiança de surgir um pais melhor, sem infração e mais justo.
Nessas eleições, pela primeira vez na historia do Brasil os analfabetos puderam votar, contrariando os argumentos mais equivocados que secularmente afirmavam que os analfabetos eram incapazes de posicionar-se politicamente.

Texto de: Roziâne Da Silva Ferreira - 9º B

A descolonização da África




Durante o processo de descolonização,as rivalidades entre os blocos socialistas capitalistas também se manifestaram na África e na Ásia.Na disputa pela hegemonia mundial, E.U.A e U.R.S.S apoiaram vários movimentos de independência, visando ocupar o lugar dos antigos impérios coloniais europeus.A intenção não era se imporem como novas metrópoles, com possessões territoriais e administração direta, mais estabelecer uma influencia política e econômica sobre os nascentes paises.

A Questão judaico-palestina

A maior parte do Oriente Médio pertencia, até a primeira guerra mundial, ao império Otomano.Com a derrota desse império, a região tornou-se principalmente zona de influencia da França e da Inglaterra.
Os conflitos no Oriente Médio envolviam o nacionalismo árabe, a questão judaico-palestina e os interesses internacionais pelo controle do petróleo.Por essas característica, o Oriente Médio tornou-se, durante a guerra fria, um dos maiores focos de tensão entre as super-potencias, principalmente após a criação do estado de
Israel.

Texto elaborado por:Jéssica Lopes e Michell Felipe - 9º B

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Expansão de Israel


As forças armadas de Israel atacaram o Egito, Jordânia e a Síria. Em seis dias os israelenses conquistaram o Sinai, e a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, as Colinas de Golã.
Na guerra de Yom Kippur em 1973, os exércitos do Egito e da Síria avançaram em direção ao Sinai e as Colinas de Golã. Israel, com a ajuda dos Estados Unidos, conseguiu deter a Árabe e ganhou a guerra.
Os países Árabes cortaram o fornecimento de petróleo aos países simpatizantes de Israel, gerando a Crise de Petróleo.
Texto elaborado por: Robson Vieira Nonato - 9º B


Criação do estado de Israel

No inicio da era crista, uma rebelião na província dominada por Roma mais tarde chamada de Palestina a partir daí,os Judeus foram migrando para outras regiões da Europa e para África este movimento ficou conhecido como Diáspora a expansão dos Judeus pelo mundo. No século xx; os judeus realizaram.

Uma intensa migração.
Elaborado por Henrique pereira - 9º B

A DITADURA CHILENA




Em 1970, foi eleito no Chile um presidente socialista, Salvador Allende .O presidente eleito estava realizando a reforma agrária , promovendo a alfabetização , a melhoria do sistema de saúde , nacionalizando as minas do cobre e intervindo no sistema financeiro.
Em 1973, com um apoio norte-americano, Allende foi derrubado por um golpe militar e morreu durante a invasão do palácio de La Moneda, sede oficial do governo chileno.
Em 1988, um plebiscito decidiu pelo fim do governo de Pinochet. Ocorreram então eleições em 1990 e as oposições elegeram um presidente civil.Atualmente , porem Pinochet responde a processo por crime políticos e financeiros ocorridos durante sua ditadura.


A CRISE QUE LEVOU AS REFORMAS
A partir da década de 1970, a economia do país começou a expor sinais de empobrecimento. A baixa produtividade agropecuária causada pelas condições climáticas e pela falta de investimentos, obrigou o governo a importar alimentos e a criar subsídios para baratear os preço dos cereais. A indústria de base sofria com a falta de investimentos e de novas tecnologias, já que a produção consumia a maior parte do estado. A população, afetada pela queda nas condições de vida, pressionava por mudanças.

AS REFORMAS DE GORBATCHEVEm1984, com a eleição de Mikhail Gorbatchev para a secretaria geral do partido comunista, o regime burocrático da União Soviético começou a ser desmantelar. O novo líder soviético iniciou um ousado programa de reformas econômicas e políticas, conhecidas como perestoika (reestruturação da economia) e glasnot (tranparência). As reformas de Gorbatchev foram bem recebidas no Ocidente. Internamente, porém, elas geraram muitas crítica, tanto de setores ligados à antiga estrutura burocrática, temerosos em perder seus privilégios, como dos grupos pró-capitalistas, que exigiam mais rapidez nas mudanças.




Texto elaborado por Karina e Stephanny - 9º B

O Fim Da União Soviética



Em agosto de 1991 , Membros ultra consertadores do alto escalão do partido comunista tentarão dar um golpe de estado para depor Gorbatchev . Sob a liderança de Boris Yeltsin , presidente da federação russa , a população reagiu e derrotou os golpistas . Gorbatchev retornou ao poder , mais Yeltsin tinha se tornado o homem forte do pais.
A extinção da união soviética encerrou uma fase da historia marcada pela rivalidade entre o socialismo e o capitalismo. Desmantelado o seu principal adversário , os estados unidos pediam desfrutar , sozinho , do titulo de maior potencia econômica e militar do planeta .
O socialismo no leste europeu
A importância do exercito vermelho na expulsão dos nazistas da Europa ocidental permitiu que as negociação do Pos guerra fossem bastante vantajosa para união soviética .


Texto Elaborado Por : Rafael Prado Garcia - 9º B


A Questão Palestina
Antes de 1948 , a palestina era habitada principalmente por povos de origem árabes , e palestinos . com a criação do estado de Israel , os palestinos passaram a viver em campo de refugiados mantidos pela ONU . na luta pela firmação da soberania palestina surgiu a Organização para libertação da palestina (OLP), criada em 1964 e lideradas Yasser Arafat,que se tornou o principal representantes dos Palestinos em sua luta contra o estado de Israel.


Texto Elaborado Por: Everton Mascarenhas dos santos - 9º B

A independência do norte da África


Os movimentos da libertação dos paises do norte da África aconteceram a partir de um desenvolvimento da consciência nacional. Na maior parte dos paises, A luta pela independência foi organizada por partidos políticos que conquistaram o controle do Governo.
O principal objetivo do pan-arabismo era apoiar o movimento de independência no norte da áfrica e aproximar as ex-colonias dos paises muçulmanos do oriente médio. Dessa forma, pretendia-se diminuir a influencia cultural e política do ocidente na região.


Texto elaborado por: Eduardo dos santos - 9º B

A NOVA ORDEM MUNDIAL


A hegemonia norte-americana

Com o fim da União Soviética, os Estados Unidos se converteram na única superpotência do planeta. A dominação norte - americano baseia-se em sua força econômica, militar e cultural.
Poderio econômico: o dólar e a moeda padrão.
Poderio militar: os estados unidos são dono de um exercito poderoso.
Poderio cultural: O inglês e a língua internacional.
AS GUERRAS CONTRA O IRAQUE
A primeira grande demonstração de força dos estados unidos na região do golfo pérsico ocorreu em 1991, na chamada guerra do golfo.uma coligação de 30 paises, liderada pelos estados unidos com o apoio da organizações das nações unidas (ONU), atacou o Iraque no segundo conflito foi em 2003.em 2006 as tropas norte-americanas ainda ocupavam o Iraque.

TEXTO ELABORADO POR: Rafael Paiva pedreiro - 9º B

União soviética; um mosaico de povos.


O vasto território soviético, com pouco mais de 22 milhões de quilômetros quadrados, abrigava uma imensa diversidade de línguas e povos.
Tais arranjos populacionais serviram para agravar as rivalidades étnicas e alimentar os ressentimentos das minorias nacionais contra a hegemonia do povo russo.

Uma grande potência industrial

Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética realizou um desenvolvimento econômico notável.
A falta de bens de consumo levava os soviéticos a sentirem forte atração pelo modo de vida do Ocidente.

As Revoluções pela democracia


Os primeiros movimentos por liberdades democráticas no leste Europeu ocorreram na Hungria,em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968, mas foram logo sufocados pela repressão soviética.
Uma nova onda de lutas democráticas na Europa Oriental ocorreu no final dos anos 1980, motivada por fatores externos e internos;
» O fator externo fundamental foi a POLITICA DE REFORMA na União Soviética, que deixou de representar uma ameaça aos movimentos democráticos no Leste Europeu.
» Entre os fatores internos, destaca-se a CRISE ECONÔMICA e a deterioração das condições de vida nos paises da Europa Oriental.

As repúblicas federadas da lugoslávia

A lugoslávia era constituída por seis repúblicas federadas; Sérvia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Eslovênia e duas regiões autônomas ligadas á Sérvia, Voivodina e Kosovo.Todas elas, porém, queixavam-se da opressão da maioria Sérvia, que de fato governava o pais.


Texto elaborado por: Jaine e Dantyelle - 9ºB

A guerra da Argélia

Entre os movimentos de independência no norte da África destacamos o da Argélia. O processo foi marcado por violentos conflitos entre os colonos e as forças de libertação:
1954.Uma grave crise econômica do pos guerra que influencia do movimento nacionalista islâmico que desencadearam uma serie de rebeliões mulçumanas em varias regiões da Argélia.
FLN. A frente de libertação nacional surgiu das rebeliões de 1954, liderada intelectuais e simpatizantes do socialismo e defensores de um projeto modernizador para a Argélia a FLN luta pela independência e tornou-se a principal força política do novo estado.
INDEPENDENCIA. A Argélia conseguiu torna-se independente em 1962, depois na intensa pressão e mobilização política que obrigou o presidente francês general Charles de Gaulle, a realizar um plebiscito.
Após a independência e com o apoio do exercito, a FLN converteu-se no único partido do país.

A África do Sul

Desde o século XVII os holandeses já ocupavam a região. Os ingleses chegaram ao local no inicio do século XIX e lá se estalaram, controlando os nativos e os descendentes de holandeses.
O apartheid isolava os negros em algumas regiões, proibia casamentos inter-raciais, a participação política e o direito de os negros adquirirem propriedade a política. As leis racistas só foram abolidas no país no final da decadade1980.


Texto elaborado pelos alunos:Claudinei Correa e Rafael Ferreira do 9º B

O AQUECIMENTO GLOBAL






O desenvolvimento industrial dos últimos séculos tem elevado a produção de gases lançados na atmosfera, principalmente o gás carbônico, liberado pela queima de combustíveis fósseis. A emissão excessiva de gases é responsável pelo aumento do efeito estufa, e, conseqüentemente, pela elevação da temperatura média da Terra.
Acredita-se que um dos efeitos do aquecimento do planeta é a elevação do nível dos oceanos, devido ao derretimento das geleiras polares. A subida do nível do mar também seria responsável pelas inundações de áreas litorâneas e pela devastação de ilhas.

Texto elaborado por: Adriana Alves Rodovalho - 9º B



A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA SUBSAARIANA


Enquanto as idéias do pan-arabismo estimulavam a independência no norte, a África Subsaariana também se rebelava contra a colonização européia. John Kenyatta, líder da independência no Quênia, defendia o pan-africanismo, a união negra contra os colonizadores.
O pan-africanismo vinha do século XIX e havia inspirado nas décadas de 1920 e 1930, o movimento como da negritude que tentava lutar contra a dominação “total” da África. O negro, diziam, era triplamente oprimido: era vitima do preconceito racial, do domínio colonial e da exploração social.

Texto elaborado por: Juliana Ricardo Recalde - 9º B